Ao longo deste semestre questionámos
algumas educadoras acerca da gaguez. Optámos por não transcrever essas
entrevistas mas sim, fazer uma análise de algumas dessas respostas. Numa
primeira abordagem, foi notória a falta de conhecimentos que possuíam sobre
esta problemática.
Quando questionadas acerca do que é a
gaguez, todas elas responderam corretamente, umas de forma mais completa do que
outras: “Disfunção da fala com repetições
de sons e bloqueios.”; “Falta de fluência no discurso com bloqueios, repetições
e prolongamentos de sons.”.
No entanto, quanto à etiologia desta patologia obtivemos
diversas respostas (nem todas elas corretas): “fatores genéticos”; “ansiedade”; “medo de falar”; “querer falar
depressa”; “susto”… Aqui verificámos que ainda persistem alguns mitos
quanto à gaguez, pois como temos vindo a referir neste blog, a causa da gaguez
não é nem um susto, nem o medo de falar.
Quanto às estratégias que adotariam
para uma melhor integração no meio escolar obtivemos algumas respostas corretas
(“Não apressar a criança a falar, não
interromper, não terminar as palavras pela criança…”; “Dar oportunidade de
falar, falar pausadamente sem pressas, tenho a preocupação de não o corrigir”),
mas também algumas incorretas (“Pedir
para falar devagar/ respirando pausadamente”).
Todas elas reconheceram não terem as
ferramentas necessárias para identificar possíveis casos de
gaguez, achando que deveria existir mais informação de modo a poderem atuar da
melhor maneira possível perante estes casos.
Quando entregámos o questionário às
educadoras foi-lhes pedido para responderem apenas àquilo que sabiam sobre esta
perturbação da fluência. No entanto, ao recolhermos os questionários
verificámos que uma das educadoras, talvez por não ter conhecimento suficiente
sobre a gaguez, recorreu à internet para responder às nossas questões.
Observámos que uma das fontes que ela utilizou para responder foi o nosso Blog.
Assim, apesar de não ser este o objetivo do nosso questionário podemos concluir
que o nosso Blog está a ser uma boa ferramenta para informar e elucidar as
educadoras acerca da gaguez.
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