Anteriormente,
neste Blog, falámos sobre duas abordagens de intervenção terapêutica: a Modificação da Gaguez e a Modelagem da Fluência.
Hoje vimos
apresentar mais uma dessas abordagens: o Programa Lidcomb que foi desenvolvido
pelo Centro Australiano de Investigação da Gaguez, na Universidade de Sidney.
O Programa
Lidcomb é uma intervenção comportamental desenvolvida especificamente para
crianças que gaguejam em idade pré-escolar.
Este programa é administrado pelos
próprios pais ou cuidadores, no dia-a-dia da criança, e não pelo Terapeuta da
Fala. O Terapeuta tem como
objetivo, ensinar e guiar os pais durante a intervenção (visitas domiciliares).
O Programa Lidcomb inclui duas fases.
Durante a primeira, a criança deverá reduzir a
gaguez. Os pais são ensinados a elogiar o discurso fluente do filho e a
corrigir suavemente as disfluências do discurso.
O objetivo da segunda fase é
de manter a gaguez “afastada” por um longo período de tempo. Os pais continuam
a responder ao discurso dos seus filhos com elogios ou correções suaves, mas vão
retirando gradualmente esse feedback e a frequência das visitas ao Terapeuta da
Fala vão diminuindo.
A
administração do Programa Lidcomb baseia-se fortemente na medição das
disfluências. Na verdade, a
intervenção não pode ser feita sem esta medição. Esta é utilizada para:
- Identificar com precisão a
altura em que a criança atingiu os critérios de recuperação.
- Verificar se o discurso da
criança continua a atender a esses critérios a longo prazo.
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