É particularmente no período dos 2 aos 6 ou 7 anos, que observamos na criança um significativo desenvolvimento a diversos níveis. Nesta fase muitas das crianças apresentem uma gaguez fisiológica, uma situação transitória, de curta duração e integrante do processo de desenvolvimento.
A aprendizagem da fala é um processo bastante complexo e dinâmico. Tal como qualquer outra aprendizagem, esta segue-se segundo determinadas etapas e leva o seu tempo.
É perfeitamente normal que a criança não seja logo capaz de falar fluentemente e que a sua fala apresente disfluências normais (hesitações, repetições, pausas…), uma vez que, a criança precisa de tempo para organizar mentalmente o que tenciona expressar. Estas disfluências podem também ser designadas por gaguez fisiológica ou gaguez de desenvolvimento.
O rápido fluxo de pensamento, geralmente associado à ansiedade para contar rápido algo importante que o impressionou ou que acabou de aprender, contribui para que a criança apresente dificuldades para produzir um ritmo regular e suave na sua fala.
Na maioria das crianças, as disfluências fisiológicas não deixam sequelas e ocorrem de forma pontual durante o desenvolvimento de aquisição da linguagem (especialmente entre os 3 e os 5 anos). Passado este período, aproximadamente cerca de 75% a 85% adquirem a fluência normal.
0 comentários:
Enviar um comentário