domingo, 21 de outubro de 2012

Etiologias: Fatores SócioAmbientais

       Relativamente às pequisas nesta área, o ambiente não é considerado como uma das causas da gaguez, mas sim como um fator externo que influencia a instalação e o agravamento da gaguez.
        Vamo então, de seguida apresentar alguns fatores precipitantes desta perturbação da comunicação: 
  •      Ernesto, O Menino com Gaguez
    Influência parental (Pressão do ambiente): as reações negativas ou controladoras dos pais face à criança que começa a gaguejar podem fazer surgir na criança sentimentos negativos, condutas de evitamento/ isolamento e ainda zanga, aumentado mais a tensão.
 Muitas vezes, os pais diagnosticam erradamente as disfluências que podem ocorrer na fala das crianças (na fase de grande desenvolvimento linguístico) como gaguez. Esta reação causa na criança medo de falar, evitando, assim, as interrupções normais. (Johnson, 1959)
  • Exigência excessiva quanto à correção da fala
  • Modelo de fala das figuras significativas: o ambiente linguístico vivido pela criança pode muitas vezes afetar a fluência desta, se os seus modelos de fala se caracterizarem por um débito de fala elevado, uma sintaxe complexa ou até devido a situações de comunicação demasiado competitivas.
  • Acontecimentos pontuais com forte implicação afetiva (mudança para uma nova casa, o divórcio dos pais ou a morte de um familiar): este género de acontecimentos podem provocar alterações na estabilidade e segurança da criança, bem como o aumento de tensão, conduzindo ao aparecimento ou aumento da gaguez em crianças vulneráveis a esta perturbação. 
  • Tensão crónica no seio da família ou sentida na escola 
  • Pressão temporal, quando o tempo da família ou da criança estão sobrecarregados de atividades
  • Aspetos geradores de dificuldades psicomotoras
  • Dispor de um potencial importante de energia

    0 comentários:

    Enviar um comentário

     

    Gaguez de G a Z - Pré-Escolar Copyright © 2011 Designed by Ipietoon Blogger Template and web hosting