A gaguez infantil é um transtorno linguístico, um distúrbio da linguagem, que corresponde a uma comunicação confusa e, frequentemente, mal compreendida. Desenvolve-se sensivelmente entre os dois e os seis ou sete anos de idade, sendo a sua maior incidência por volta dos cinco anos.
A criança gaga apresenta repetições, pausas e bloqueios na reprodução de sons e fragmentos de palavras, bem como uma desorganização entre o ato de pensar e falar. Ao tentar utilizar estruturas linguísticas mais complexas, é frequente verificar-se na criança o fenómeno da gaguez, que tende a diminuir e desaparecer quando o desenvolvimento linguístico melhora.
É extremamente vulgar uma criança repetir sons ou palavras e ter bloqueios ao discursar uma vez que, é nesta altura que se observa nas crianças um significativo desenvolvimento linguístico. Qualquer aprendizagem leva tempo e tem uma sequência de etapas. Os pais deverão encarar tal facto com naturalidade pois, caso contrário, poderão vir a desenvolver gaguez. Como tal, a gaguez infantil pode ser considerada como uma situação transitória ou, por outro lado, tornar-se num problema permanente.
0 comentários:
Enviar um comentário